Potencial pedagógico das tecnologias

17-12-2010 00:14

 TIC e Necessidades Educativas Especiais

 

Os últimos anos têm sido produtivos em discussões, mais ou menos, acaloradas sobre a utilização das TIC nos estabelecimentos de ensino.

 

Primeiro falou-se de escassez de meios tecnológicos, depois, mais recentemente, de excesso. Discute-se a falta de motivação e de formação dos professores, a forma como as tecnologias foram colocadas nas escolas, as vantagens e desvantagens da sua inclusão na (dura) tarefa de ensinar que todos esperam da escola.  

 

Questionamos a utilização das tecnologias tentando perceber se são utilizadas no ensino como verdadeiros factores de inovação ou se provocam apenas mudanças nas práticas dos professores que se renderam à sua utilização.

 

À margem desta discussão, existe uma (imensa) minoria para quem o acesso à tecnologia não é apenas um eventual facilitador. Para muitos alunos, com necessidades educativas especiais (nee), só através do uso das tecnologias podem ter acesso ao currículo.

 

Referindo as tecnologias mais comuns: sistemas alternativos/aumentativos de comunicação (para alunos que não possuem linguagem oral), ampliadores e leitores de ecrã (baixa-visão ou cegueira), manípulos e teclados adaptados  para aceder ao computador (problemas motores), são tecnologias indispensáveis para que alunos com nee possam frequentar as escolas, em condições de equidade.

 

Para estas situações, pouco frequentes mas com enorme impacto na qualidade de vida dos sujeitos, a escola tem que estar disponível para integrar a tecnologia, sem reservas, sob pena de, se não o fizer, estar a excluir alguns dos seus alunos.

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